O jogo de búzios ( Ifá ) é um sistema oracular e está ligado a prática do Candomblé, devendo ser apenas jogado por pessoas iniciadas na religião. O aprendizado se dá à medida que o praticante adquire conhecimento e passa por certos preceitos. A forma mais comum é o jogo de 16 búzios (jogo por odús). Cada odú tem ligação com um o mais orixás, sendo que estão todos interligados
Os Odu são inteligências siderais que participaram da criação do Universo, cada pessoa traz um Odu de origem e cada orixá é governado por um ou mais Odu. Cada Odu possui um nome e características próprias e divide-se em “caminhos” denominados “ese” onde está atado a mitos conhecidos como Itàn Ifá.
Os Odu são os principais responsáveis pelos destinos dos homens e do mundo que os cerca. Os Orixás não mudam o destino da vida e sim executam suas funções dentro da natureza liberando energia para que todos possam dela se alimentar, o Odu é o caminho, a existência do destino o qual o Orixá e todos os seres estão inseridos. Cada pessoa pode ir de encontro ou seguir um caminho alheio ao destino estabelecido, isso nós dizemos que a mesma está com o Odu negativo, ou seja: seu destino sua conduta foge as regras siderais (seguiu um caminho negativo dentro do estabelecido).
Nós quando nascemos, somos regidos por um Odu de ori (cabeça), que representa nosso “eu” assim como Odu de destino, etc. O destino das pessoas e tudo o que existe podem ser desvendados por meio da Consulta de Ifa (Jogo de búzios).